8.2.04

Web Deleuze Brasil

Este blogue foi criado como um informativo sobre o trabalho de tradução dos cursos e conferências do filósofo francês Gilles Deleuze para o Português. Elas estarão disponíveis no sítio oficial webdeleuze, publicado sob a responsabilidade de Richard Pinhas.

Por outro lado, a partir de 2005 eu irei produzir uma série de programas de TV que veicularão o conteúdo integral de algumas dessas aulas e conferências. Portanto, são duas iniciativas distintas porém complementares: a tradução dos textos de Gilles Deleuze para o Português e a posterior produção dos programas de TV. Também está nos meus planos o lançamento de arquivos de áudio digital (em formato OGG) com o áudio dos programas de TV.

Assim, os telespectadores (e os internautas em geral) poderão se beneficiar do acesso gratuito aos textos veiculados na TV, que estarão disponíveis (em português) no sítio webdeleuze. Pessoas com deficiência visual terão acesso ao áudio dos programas de TV e também aos arquivos de áudio digital que serão futuramente distribuídos na Internet.

As traduções serão devidamente registradas na Biblioteca Nacional e obviamente não poderão ser publicadas comercialmente sem o meu consentimento. Eu me reservo o direito de, num momento posterior, reuni-las para publicação em livro. Por outro lado, elas poderão ser livremente copiadas e utilizadas para fins não-lucrativos.

Já os programas de TV, que serão produzidos no Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (Unitevê/IACS/UFF) serão colocados sob domínio público e estarão disponíveis, sem ônus, para todos os interessados em fazer sua veiculação em escolas, universidades e em outras emissoras, públicas ou privadas.

A primeira série de traduções (e de programas) será dedicada às aulas de Deleuze sobre Spinoza.